Desde quando subi minha primeira campanha no Google Ads em 2006 vi o mercado passar por inúmeras mudanças: tecnologia e comportamento ditando um ritimo constante de inovações que nunca deixaram de me empolgar ou surpreender.
No entanto, trabalhando com dezenas de empresas diferentes, vejo alguns comportamentos se repetindo continuamente:
- Profissionais em início de carreira com receio ou dificuldade para gerenciar campanhas ou entender as métricas, sem encontrar um suporte adequado.
- Gestores com dificuldade de analisar o trabalho realizado seja por um funcionário ou por uma agência.
- Empreendedores tensos com o resultado com dificuldade de entender se o trabalho poderia ser melhor.
- Agências de diferentes tamanhos com dificuldade em executar o trabalho que se comprometeram ou em lidar com expectativas dos seus clientes.
Foi esse cenário que me motivou a criar o Mídia Método: uma vontade sincera de qualificar o trabalho de otimização em marketing digital, utilizando o potencial e escala de ensino a distância.
Por mais que a tecnologia avance, o principal fator de sucesso de uma campanha ainda são as pessoas que planejam e otimizam as campanhas, atuando com velocidade, informação e conhecimento:
E tenho confiança que investir na qualificação dessas pessoas é o que vai gerar o melhor ROI no curto, médio e longo prazo. A minha motivação para ir além da consultoria e implementar cursos de ensino a distância pode ser resumida em uma palavra: escala (ou, em português mais claro: barato sem perder em qualidade). É a ferramenta ideal para dar mais acesso ao conhecimento que venho desenvolvendo há mais de uma década.
Mas que conhecimento é esse? Antes de mais nada vale dizer que existem bons conteúdos sobre mídia digital disponíveis. Muitos deles gratuitos: a central de ajuda do Google Ads ou do Facebook tem melhorado continuamente, com treinamentos em vídeo e explicações mais claras das funcionalidades. Também existem cursos – presenciais ou online – de qualidade variada, que podem ajudar principalmente quem se interessa pelas certificações do Google. As minhas aulas trazem mais opinião e metodologia visando os interesses do seu negócio, de quem já atendeu dezenas de empresas diferentes, com orçamentos de R$ 200 reais até 2 milhões de reais por mês.
Vale ressaltar: não são tutoriais, já existem bons tutoriais das principais plataformas do mercado.
Da mesma forma, já tem muita gente falando – correta ou incorretamente – de diretrizes estratégicas mais macro e conceituais. Big data, modelo de atribuição, inbound marketing, mídia programática, entre muitos e muitos outros. Onde que eu entro? Entre essa visão estratégica e os tutoriais tem um mato muito grosso. A parte tática. Os processos, as análises de dia-a-dia, o raciocínio de quem precisa bolar alguma coisa para bater a meta do mês. Inclusive vou usar minha experiência para economizar o seu tempo: na era (do excesso) da informação é cada vez mais crucial saber separar o joio do trigo. De todas as oportunidades que existem, vamos entender quais são as realmente úteis.
Sem grandes segredos, mas sim muita metodologia e alguns atalhos. Pode conferir!
Espero que vocês gostem e, principalmente, que gere muito resultado.