Definição
ROI (ou Retorno sobre investimento) é uma das principais métricas de rentabilidade de um negócio, estabelecendo uma relação direta entre o investimento de uma ação e a receita que ela gera para a empresa. A conta tradicional é feita da seguinte forma:
(receita – investimento) / investimento
Por exemplo, se você investiu R$ 20.000 em uma ação que gerou uma receita de R$ 80.000, seu retorno foi de 300%.
Como diversas outras métricas de negócio a conta do ROI não necessariamente é utilizada somente para avaliar o retorno de investimento em mídia. Por isso, por vezes utiliza-se também o conceito de ROAS (Return Over Ad Spent ou retorno sobre o investimento em mídia) em plataformas de mídia, embora o cálculo seja o mesmo do ROI.
Vale ressaltar que no Brasil popularizou-se um modelo de calculo de ROI simplificado, dividindo a receita pelo investimento:
As duas contas cumprem o mesmo propósito, sendo que um ROI 4 nesse modelo equivale a um ROI de 300% no modelo anterior.
Como utilizar o ROI?
O ROI é uma das melhores métricas para ser utilizada como objetivo de rentabilidade de mídia, sendo tipicamente utilizada em e-commerces ou qualquer site que tenha uma venda online.
Vale atenção para buscar calcular sempre o ROI levando em conta as vendas efetivamente faturadas, uma vez que ferramentas como o Google Analytics requerem configurações muito específicas para deixar de contabilizar um boleto não pago por exemplo.
Cabe a cada empresa calcular uma meta de ROI adequada as margens de lucro de cada venda. Mercados com margem alta tendem a ter metas de ROI mais baixas (exemplo: moda), ao passo que mercados cujo produto tem margem pequena (exemplo: eletrodomésticos e informática) tendem a ter metas de ROI mais altas. Ou seja, não existe um número de “ROI universal”, sendo necessário adequar as expectativas de rentabilidade a realidade do negócio de cada empresa.
Assim como o CAC o ROI também pode ser utilizado para avaliar qualquer ação cujo retorno é diretamente mensurável, não precisando ficar restrito a mídia.
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