Definição
DMP é uma plataforma que agrupa e organiza todas as informações de diferentes fontes para um determinado público, cuja principal chave de conciliação são cookies. Auxilia a agrupar diferentes fontes de informação e aumenta a inteligência de segmentação das ações do marketing em canais digitais.
Do ponto de vista de mídia a DMP agrega valor ao ser integrada a uma DSP, funcionalidade que em geral é oferecida de forma nativa nas plataformas. Dessa forma, é possível segmentar a compra e a mensagem de acordo com informações do seu público, similar a dinâmica de remarketing, porém com um volume de informações que não se restringe a navegação do site.
Pontos de atenção sobre DMPs
Não deve ser utilizada para substituir o papel de um banco de dados ou ferramentas de CRM, atuando mais como um viabilizador de ações em canais digitais do que uma ferramenta de análise propriamente dita. Sua utilidade tende a ser maior para empresas grandes, que tem muitos dados e canais de relacionamento com seus clientes.
Vale ressaltar que a utilidade da DMP tende a ser maior para empresas grandes, que tem muitos dados e canais de relacionamento com seus clientes. O custo de uma DMP pode variar bastante de acordo com o uso e volume de dados movimentados, sendo que a tendência são os fornecedores apresentarem soluções sob demanda, tornando comparativos de custo mais difíceis.
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