Definição
O lead é uma conversão que contém ao menos um dado de contato de um potencial cliente (ou seja, um usuário com alguma intenção de compra). Um formulário de interesse ou chat de venda iniciado por exemplo, pode ser considerado um lead. O preenchimento de uma pesquisa de satisfação, no entanto, é somente um cadastro.
Um lead é um contato com intenção de compra de um determinado produto. Como é um estado temporário, a melhor prática é sempre classificar um lead (vendido, não vendido, sem contato, etc) após um certo período de tempo.
Se o mesmo usuário preencher diferentes formulários acerca de um mesmo produto em um período curto, o ideal é considerá-lo como somente um lead. No entanto se ele não realizar a compra e retornar meses depois, pode-se considerar como um novo lead do mesmo usuário, uma vez que a intenção de compra se encerrou e foi renovada.
Como utilizar
O lead tende a ser uma boa ponte entre o marketing e o comercial. Uma área é responsável pela geração do lead a outra por converte-los em uma venda. Como a intenção é um estado temporário o lead normalmente deve ser tratado com velocidade para maximizar as chances de uma venda se concretizar. Por conta disso a dinâmica de lead scoring ou de qualificação dos leads auxilia a maximizar os esforços, priorizando o tratamento dos leads com maior intenção de venda e gerando conhecimento para o marketing trazer leads mais qualificados.
Existem muitas técnicas associadas a melhorar a geração e tratamento de leads. O conjunto dessas técnicas é conhecido no mercado como “inbound marketing”.
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