Apesar do título “click-bait” – digno da newsfeed do Facebook em 2015 – o intuito desse artigo não é fazer uma lista divertida, mas sim ser propositivo em relação a certas atitudes que geram um clima ruim entre colaboradores (e por vezes podem ser complicadas de tangibilizar com exemplos).
Eu elenquei aqui algumas frases que me incomodam porque sinto que – da forma como usualmente são utilizadas – o significado acaba causando problemas.
Danos pequenos? Talvez, mas é na soma das pequenas coisas que começam grandes desentendimentos.
Em si, as frases não são “erradas” e podem existir contextos em que elas se justifiquem. E você se já usou alguma delas, vale a reflexão de como elas podem ser interpretadas.
(já vi algumas sendo ditas por pessoas que eu respeito muito inclusive, não são pecados capitais, só pontos de atenção)
Feito as ressalvas, vamos lá:
“Obrigado pela compreensão”
Subtexto: Essa questão não está aberta para discussão.
Normalmente aparece no final de um comunicado, informando alguma decisão. Considero a frase “passivo-agressiva”, como diriam os americanos. Veja bem, eu não te dei a minha compreensão, não agradeça por ela.
Claro que nem toda decisão precisa ser democrática, mas é importante sempre estar aberto ao diálogo e ser transparente até quando se trata de um decreto.
Alternativa:
Sei que é um assunto sensível – e por favor me procurem para conversarmos se for o caso – mas essa decisão é definitiva.
“O que vocês decidirem para mim está bom”
Subtexto: Não me importo muito com esse assunto.
Não acredito que temos que ter opinião em todos os assuntos, se retirar de uma discussão pode ser um sinal de maturidade. Mas acredito que isso pode ser colocado de forma mais produtiva, que não soe como descaso.
Alternativa:
Não sinto que agrego nessa questão específica, mas confio na decisão que vocês tomarem em conjunto.
“Desculpe qualquer coisa”
Subtexto: Por favor não me odeie!
O ato de pedir desculpas pode ser um sinal de maturidade ou insegurança, dependendo do contexto.
Se você tem consciência do que fez de errado e vai procurar corrigir a atitude em situação futuras desculpas é a atitude certa (e está em falta).
Mas, para isso, é necessário ter consciência do erro. Do contrário o ato de se desculpar só serve para aliviar (mal) a relação e assumir a culpa pelo que quer que seja. Nessa situação, considero melhor iniciar um diálogo.
Alternativa:
Estou sentindo que precisamos conversar, posso ter agido de uma forma inapropriada e queria que você me ajudasse a entender se pisei na bola. Tem algo incomodando nessa questão?
“Se precisarem de mim, estou à disposição”
Subtexto: Se virem.
Essa é bastante perigosa porque com frequência sinto que ela quer dizer o oposto do que significa. Na prática serve para deixar claro que o interlocutor:
1 – Não é responsável pelo problema e espera que você resolva
2 – Não será pró-ativo para auxiliar na resolução
3 – Se você não validar certos pontos com ele, você não fez sua parte. Afinal, ele estava à disposição.
Em suma: estou fora dessa.
É provável que a situação já esteja tensa e não tem saída fácil aqui. Novamente, é preciso abrir o diálogo.
Alternativa:
Vamos resolver juntos. E o primeiro passo é deixar as responsabilidades claras. Vamos conversar?
Estou trabalhando para sempre passar um feedback quando escuto essas frases. E quanto a você, qual é aquela frase que te irrita?
Juliana de Lima Piteli says
Adorei as orientações!!!