Grande parte das possibilidades do ambiente digital estão acessíveis para tanto para grandes empresas quanto para pequenos empreendedores, com ferramentas como o Google Analytics sendo utilizadas por mais de 80% do mercado.
No entanto, vejo muitos empreendedores, freelancers e pequenas agências sofrendo muito nesse cenário: não tem os recursos necessários para se orientar nessa amplo universo de informação e ferramentas.
O intuito desse artigo é ajudar em um problema comum: como faço uma campanha de baixo orçamento para o meu negócio começar no digital, especificamente no Google Ads?
Por baixo orçamento vamos ficar na casa de 3 dígitos, coisa de R$ 100 até R$ 900 por mês.
Os desafios não são poucos:
- Não existe boa mão de obra especializada, seja uma agência ou freelancer, que vai se levantar da cadeira com esse orçamento. Resta aprender por si mesmo.
- Em geral a dedicação do empreendedor é restrita e tem muita informação sobre o assunto. Como sempre digo: na era da informação, falta a curadoria.
- Quando se consegue colocar uma campanha no ar o resultado com frequência deixa a desejar: investe-se mais do que o esperado, não se gera nenhum negócio, você nunca descobre se o problema está na sua campanha ou no seu produto.
Não tem solução mágica, mas se você ler até o final esse artigo tenho confiança que suas chances de sucesso no Google Ads vão aumentar muito. Cada 1 real faz a diferença e vou passar pelos principais pontos de atenção para campanhas de baixo orçamento.
Para o exercício vamos utilizar como exemplo um pequeno prestador de serviços fictício:
Serviço: Aluguel de drones
Região de atuação: Grande são paulo
Objetivo da campanha: Gerar leads qualificados para venda por telefone
Orçamento: R$ 200
Vamos lá?
1. Selecione palavras-chave do seu produto
Não é segredo que uma campanha de busca paga começa pela seleção de palavra-chave. Como nosso orçamento é pequeno a questão aqui é ter foco. Queremos poucas palavras com foco em conversão e rentabilidade. Costumo dividir as palavras em 4 categorias diferentes:
- Marca: o nome do seu produto ou serviço em si
- Produto: palavras diretamente associadas ao seu produto (ex: aluguel de drones)
- Mercado: palavras do seu mercado que não fazem referência direta ao seu produto (ex:comprar drone, preço de drone)
- Universo: palavras dentro do universo semântico sem associação direta com qualquer interesse de compra (ex: video de drone)
Uma vez que pequenos negócios não tem alto conhecimento de marca e não tem busca nosso foco será nas palavras diretamente associadas ao produto.
Iniciando com uma palavra de produto como “aluguel de drones” a ferramenta de palavra-chave do Google Ads lhe dará muitas palavras associadas:
Reparem: nenhuma das primeiras palavras dessa lista faz associação direta ao meu serviço. São todas palavras de mercado, em geral para quem quer comprar um drone.
Lembrem-se: nosso foco é em palavras diretamente associadas ao produto, o mais próximo possível da contratação. Passando pela lista e fazendo mais algumas buscas cheguei em uma lista de palavras, já categorizadas em 2 grupos de anúncio:
Grupo de anúncios | Palavra-chave |
Aluguel de drone | aluguel de drones sp |
Aluguel de drone | aluguel de drone |
Aluguel de drone | filmagem com drone |
Aluguel de drone | aluguel de drone preço |
Aluguel de drone | alugar drone |
Filmagem aerea | filmagem com drone valor |
Filmagem aerea | drone filmagem preço |
Filmagem aerea | filmagem aerea drone preço |
Filmagem aerea | Filmagem Aérea com Drone |
Só 9 palavras-chave? Não é pouco?
Ué, mas nosso orçamento é pequeno não mesmo? Você paga pelo clique, vamos fazer valer cada clique valer focando em palavras que tenham alta chance converter. Não precisamos de volume mas sim de assertividade.
O que leva ao segundo ponto…
2. Utilize a correspondencia exata
Ao utilizar a correspondência exata garantimos o controle de quando os anúncios serão exibidos. O maior erro de uma campanha de baixo orçamento é iniciar com a correspondência ampla.
Lembram-se das palavras que o Google associou com “aluguel de drones”? A maior parte dos cliques e investimento iria para termos que não tem relação direta com o seu negócio: preço de drone, comprar drones…
Embora possamos pensar em uma estratégia para esses termos, em um primeiro momento nosso foco deve ser as pessoas que já sabem que querem nosso produto.
3. Landing page
Seu cliente no Google está fazendo uma pergunta. A sua landing page deve ser a resposta, de forma clara e direta, sem dispersão. No caso da busca “filmagem aérea com drones” se colocarmos uma foto ou vídeo de uma filmagem aérea, fica claro para o usuário que estamos atendendo sua necessidade.
Pense se as páginas atuais do seu site respondem a necessidade do usuário ou se é necessário criar páginas específicas para isso. Existe toda uma ciência por trás de landing page mas para fazer o básico basta o bom senso: essa página responde a busca do meu cliente?
Vale sempre verificar se ela carrega em boa velocidade e está bem configurada para dispositivos móveis também.
4. Configure suas conversões
Vale sempre lembrar: sem mensuração uma campanha não tem como ser otimizada. Coloque a tag de conversão do Google ads ou crie e importe suas metas no Google Analytics para saber efetivamente quais as palavras e anúncios que estão trazendo o resultado.
No nosso caso, o objetivo é geração de leads então a conversão será a página de sucesso do preenchimento do formulário.
5. Seja conservador no CPC (custo por clique) e orçamento diário
Vale iniciar com um CPC máximo conservador (vise algo em torno de 40% abaixo do lance de topo de página recomendado pelo Google) e um orçamento diário entre R$ 5 e R$ 20, dependendo do seu orçamento mensal.
A ídeia, novamente, é focar no custo baixo, por mais que gere um risco de inicialmente seus anúncios não rodarem.
6. Considerações finais
Existe ainda muito o que podemos falar sobre configurações específicas do Google Ads, particularmente redação de anúncios. Mas a ideia é focarmos em questões específicas para campanhas de baixo orçamento.
Então vamos manter as coisas simples: finalize as configurações de campanha seguindo as recomendações do Google, redija seus anúncios e extensões e ative suas campanhas. Confira nosso checklist definitivo do Google Ads se quiser entrar em mais detalhes dessas configurações.
Vale ressaltar um fator simples que às vezes passa despercebido: configure sua campanha somente para sua região de atuação (no caso do nosso serviço fictício é a grande SP).
É bem possível que a campanha não rode no primeiro dia por conta do CPC (custo por clique) baixo. Se for o caso, aumente os lances aos poucos até ativar as palavras.
O contrário também pode acontecer e você atingir o orçamento diário rapidamente. Nesse caso vale diminuir os CPCs: orçamento atingido é uma oportunidade de pagar menos pelos cliques 😉
Depois é otimizar com base nos resultados: conforme as conversões ocorrerem (ou não ocorrerem) você deve definir se vale expandir ou restringir a campanha.
Conclusão
Os principais pontos de atenção que elegemos:
- Selecione somente palavras diretamente relacionadas ao seu negócio
- Utilize a configuração exata
- Seja conservado no orçamento e cpc
- Trabalhe bem sua landing page
- Configure suas conversões
Note que não é um processo trabalhoso: são poucas palavras e algo entre 1 a 5 grupos de anúncios.
Então faça as coisas com calma: revise as configurações, certifique-se de que as conversões estão mensuradas corretamente e não deixe de verificar os resultados diariamente.
É o seu dinheiro em jogo e isso pode gerar alguma ansiedade, fique atento para evitar erros de desatenção. Os fatores emocionais são tão importantes quanto os técnicos: esteja pronto para o sucesso e para o fracasso da sua campanha. É bem possível que leve alguns dias até a primeira conversão aparecer – ou que ainda não apareça.
O que posso dizer é: se você não converter em palavras diretamente associadas ao seu produto, provavelmente você precisa rever algo nas suas premissas comerciais e proposta de valor.
O Google Ads é uma ferramenta poderosa e potencialmente complexa, a ideia aqui não é criar uma ferrari, mas um Fiat Palio novo, bem cuidado, que vai te levar ao destino desejado.
Se você quiser ter uma visão mais completa não deixe de conferir meu curso de Google Ads, assim como esse artigo ele concilia questões altamente técnicas com as suas necessidades de negócio. Se tudo começar bem você precisa chegar na ferrari algum dia 😉
Perfeito para quem quer investir mais e melhor no Google Ads e quer ter uma visão objetiva e voltada para resultado.
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