Eu trabalho com o Google Ads há 13 anos e as vezes ouço a seguinte pergunta:
Maurício, qual o segredo do Google Ads?
A ideia de que existe uma fórmula mágica é uma bobagem, claro. Mas reconheço que resumir uma solução em uma sentença pode ajudar a ganhar foco em dinâmicas potencialmente complexas.
Então, nesse espírito, vou revelar o segredo do Google ads:
Tenha uma estrutura sólida e bons processos para desenvolvimento das campanhas
Fácil de falar, difícil de fazer, certo? O Google Ads é uma plataforma muito convidativa para perfis organizados, numéricos e processuais (frustrante para criativos muitas vezes). E o que é melhor para manter a disciplina do que uma boa checklist com categorias organizadas e itens direto ao ponto?
Afinal, na mídia programática, um detalhe na configuração pode fazer uma diferença brutal no resultado.
Estou falando aqui em ter um guia seguro para manter a disciplina e não deixar escapar nenhum detalhe na gestão do dia-a-dia (sem entrar nas ações em si). Vale particularmente para agências, para depender menos de profissionais e poder contar mais com metodologia.
Dividido a checklist em duas fases: configurações pré-upload (antes de ativar a campanha) e otimizações de rotina (depois de ativar a campanha).
Antes de começarmos uma ressalva: é uma checklist somente para campanhas tradicionais da rede de pesquisa do Google Ads (não inclui GDN, Video, Google Shopping ou Dynamic Search Ads). O foco é em trabalhos de manutenção então não estão inclusos dinâmicas “one-time” como mudar a estratégia de lances para CPA ou ROAS.
Vamos começar?
Configurações pré-upload
O que você precisa conferir antes da decolagem?
Mensuração e performance da landing page
❏ Acesso ao Google Analytics
❏ Vincular Google Ads e Google Analytics
❏ Codificação automática do Google Ads ativada
❏ Configurações de meta e/ou e-commerce do Google Analytics estão configuradas
❏ As conversões do Google Ads refletem as metas do Google Analytics
❏ Teste de velocidade e usabilidade realizado nas principais landing pages
Antes de iniciar qualquer campanha é importante você assegurar que está pronto para mensurar da forma apropriada os objetivos dela. Uma vez que o Googe Analytics é a escolha padrão de mais de 85% do mercado vamos utilizá-la como premissa nessa fase.
É importante que a landing page tenha ao menos uma nota média nos testes do Google para garantir não só a experiência do usuário como não prejudicar o histórico de qualidade inicial da campanha.
Estrutura
❏ Verifiquei as regras de aprovação e políticas do meu setor
❏ Nomenclatura de campanha e grupos estão com conjunto de regras coerente
❏ As palavras institucionais estão em uma campanha a parte
Nomenclatura de campanhas é chave para realizar rápidas e assertivas. Sua campanha pode se chamar “conversão” ou “GSN_produto_tenis_nike”. Qual é mais fácil de entender do que se trata?
Palavras
❏ Termos negativos verificados
❏ Negativei termos institucionais em todas as campanhas nao-institucionais
Anúncios
❏ Adicionei 2 ou 3 anúncios por grupo
❏ Ao menos 2 desses anúncios tem o termo mais relevante no primeiro título
❏ Repeti o termo mais relevante na URL visível
Demais configurações
❏ Coloquei CPC máximo no nível de grupo de anúncios ou configurei uma opção de lances automatizados
❏ Orçamento diário por campanha definido de acordo com o resultado esperado
❏ Orçamento diário da campanha institucional está folgado
❏ Se possível, adicionei o público de remarketing
❏ Adicionei pelo menos 8 extensões de site links
❏ Adicionei pelo menos 8 extensões de frase de destaque
❏ Adicionei extensão de comentário
❏ Adicionei extensão de snippets estruturado
❏ Adicionei outras extensões aplicáveis em todas as campanhas
❏ Configurei as campanhas:
Somente rede de pesquisa
Pesquisa do Google e parceiros
Todos os dispositivos e idiomas
Defini a estratégia de lances
Selecionei somente a região de atuação do produto ou serviço
O diabo está nos detalhes no Google Ads. Algumas dessas recomendações são melhores práticas, outras são preferências pessoais. Qualquer que seja sua preferência o importante é lembrar de passar por esses itens antes de ativar a campanha.
Otimizações de rotina
Parabéns! Você ativou sua campanha! Mas ela está rodando? Como garantir uma boa decolagem?
Os primeiros dias de campanha concentram grande parte do esforço e são essenciais para atingir bons resultados. Não é incomum uma campanhas iniciar com zero impressões por problemas variados. Ou o contrário ocorrer e o orçamento ser consumido na primeira metade do dia.
Por isso, fique atento! Ao ativar uma campanha, reserve bons períodos de tempo na semana para acompanhá-la (por isso evito subir as sextas-feiras ou no final do dia).
Primeiros dias de campanha
❏ Upload da campanha ocorreu pela manhã entre segunda e quinta-feira.
❏ Os anúncios foram aprovados
❏ As configurações de campanha estão ok
❏ A campanha recebeu impressões e cliques
❏ Ajustes de lances e orçamento diário
❏ Otimização de termos de pesquisa no segundo dia
❏ Ao término da primeira semana, a campanha não está atingindo o orçamento diário
Otimizações de alta frequência
❏ Controle de investimento e metas
❏ Ajuste de lances
❏ Check de orçamento diário
Essas são as otimizações mais frequentes em qualquer conta. Dependendo do tamanho do seu investimento e momento do negócio você terá que olhar esses pontos diariamente, principalmente o controle de investimento e metas.
Otimizações de média frequência
❏ Otimização de termos de pesquisa
❏ Teste de anúncios
❏ Termos inativos
Essas são otimizações que poucas contas tem escala para realizar diariamente, mas em geral vale observar ao menos uma vez por semana. Atenção aos termos de pesquisa que podem gerar tanto novas palavras quanto novas negativas.
Otimizações de menor frequência
❏ Avaliação do histórico de qualidade
❏ Avaliação de modificadores de lance
❏ Avaliação de Extensões de anúncio
A avaliação do histórico de qualidade é um dos processos mais importantes, mas precisa de tempo entre uma análise e outra. Em geral essas otimizações devem ser feitas em caráter quinzenal ou mensal.
Resumindo
Otimizar o Google Ads tem um aspecto do que minha mãe chama “trabalho de formiguinha”. Mas conforme você segue esses processos vai perceber o quanto os resultados podem evoluir com o tempo e quantos insights podem gerar para o seu negócio.
Vale lembrar: é importante conciliar essa rotina com análises pontuais e preparações para períodos mais ou menos intensos (promoções e sazonalidade).
E você, sentiu falta de algum item? Não deixe de incluir seus itens próprios nessa lista, cada conta tem suas necessidades específicas.
Quer entender mais desses processos? Confira meu curso de Google Ads: planejamento e otimização, a forma mais acessível, didática e rápida para entender cada uma dessas ações e impulsionar ao máximo seus resultados!
Ou ainda, se você tem um investimento pequeno e quer um curso rápido, barato e eficiente para aprender a colocar uma primeira campanha no ar com foco em resultado, confira o curso na Udemy Google Ads com foco em baixo orçamento.
Deixe um comentário